O final de ano está chegando. Quer saber como preparar seu atacado e aumentar as vendas?
Embora este ano tenha passado rapidamente, ainda existem oportunidades para aumentar suas vendas e a receita do seu negócio. Que tal um empurrão?
Muitos varejistas oferecem descontos significativos, benefícios e outras promoções especiais nessas datas para incentivar os clientes a comprar produtos durante as festas de fim de ano.
Mas como não sair no prejuízo? Organização e tecnologia podem ajudar nesse processo.
Prejuízos de não preparar seu atacado para este fim de ano
São inúmeras as situações que podem causar prejuízos a um negócio. Desde aqueles relacionados ao vencimento de produtos até falta de organização logística.
Todos esses casos comprometem a receita do negócio, bem como o capital de giro, necessário para repor os ativos perdidos.
Confira abaixo algumas desvantagens de não preparar seu atacado para esse período.
Perda de vendas
A falta de organização pode trazer prejuízos para o atacado. Um deles é a perda de vendas.
Se houver produtos em excesso, esses podem perder valor se não foram vendidos.
Outro ponto são organização de promoções ou liquidações, ou então planejamento da comunicação para aumentar as vendas. Isso precisa ser feito com antecedência.
Gastos desnecessários
A administração financeira de uma empresa é uma das peças-chave para fazê-la crescer.
Muitas vezes, não ter cuidado nessa área, pode fazer com que você gaste dinheiro em determinados aspectos que não te pagam ou talvez invista mais em insumos.
Assim, fazer um orçamento anual e revisar a situação financeira de sua empresa com frequência ajudará você a conhecer sua capacidade de pagamento e ter clareza sobre as datas em que os pagamentos devem ser feitos, para que você nunca precise pagar dinheiro extra.
Falta de organização
O sucesso do atacado está nas mãos de sua equipe. No final do dia, são eles que interagem com os clientes e executam as operações do dia a dia.
Eles são seu maior trunfo, mas também sua maior ameaça, infelizmente.
Os funcionários do varejo são responsáveis por muitas atividades e se não houver organização interna e externa, podem ocorrer prejuízos no negócio.
Dificuldade em planejar estratégias
Assim como o erro humano pode causar um downgrade, os problemas técnicos também podem.
Especialmente se o seu software não estiver em conformidade ou estiver desatualizado.
Um erro administrativo e de papelada pode causar uma perda, por vezes irreversível.
Portanto, você deve dar uma olhada em sua pilha de tecnologia para ter certeza de que está mitigando esses bugs em vez de criá-los.
Dicas para preparar o seu atacado
Uma realidade no setor de atacado, é que muitas pequenas empresas independentes são gerenciadas apenas por uma ou duas pessoas.
Isso faz com que as tarefas que precisamos executar diariamente nos deixam um pouco de tempo para pensar, para refletir como podemos melhorar o que não está indo bem ou para detectar novas oportunidades que possam estar surgindo sem se conhecer.
Por isso, veja essas 5 dicas que podem ajudar a preparar seu atacado para o final do ano.
Gestão de estoque
Fazer uma revisão do inventário da sua empresa mostra quanto dinheiro ela tem.
É importante que você avalie seu negócio regularmente para garantir que está no caminho certo.
Uma das partes mais importantes do seu negócio é o controle de estoque.
O controle de estoque é a parte da cadeia de suprimentos que visa ter sempre os produtos corretos na quantidade correta à venda, no momento correto.
Quando feito de forma eficaz, as empresas reduzem o custo de manter o excesso de estoque enquanto maximizam as vendas.
Um bom controle de estoque pode ajudá-lo a rastrear o estoque em tempo real para simplificar esse processo.
Relatórios e dashboards
Diariamente as empresas precisam gerenciar grandes volumes de dados.
Com isso, cresce cada vez mais a necessidade de coletar, organizar e analisar todas as informações que possuem.
Uma parte fundamental na gestão da informação é realizada pelo sistema informático, ou seja, o conjunto de sistemas de hardware e software presentes na empresa.
Equipe preparada
Para sua equipe de vendas, essa abordagem de venda pode ser predominante, sendo importante aprender estratégias para gerenciar esse tipo de negócio.
As festas de final de ano são uma data para engajar seu público-alvo.
É recomendável que você defina como vai lidar com seus clientes e, se tiver uma equipe de trabalho, converse com eles para formular técnicas de atendimento para alavancar as vendas.
Pense em como deixar seus clientes satisfeitos e, se puder, mostre a eles o quanto sua empresa é grata a eles.
Atenção à demanda do público
Destaque-se dos demais para preparar seu atacado, agregue valor ao produto ou serviço que deseja oferecer.
A temporada de final de ano é uma oportunidade de dar um pequeno detalhe ao cliente pela compra realizada, isso servirá para fidelizá-lo e animá-lo nessas datas.
Nesse sentido, os clientes preferem processos simples e uma ótima comunicação.
Software de gestão
A melhor maneira de controlar nosso negócio é por ferramentas que a tecnologia nos fornece.
Um bom software de gestão permitirá controlar com eficiência, sem perder tempo, estoque, compras, vendas e até seu relacionamento com os clientes.
Um investimento para o qual você certamente aproveita.
Por isso, não deixe de contar com o apoio da tecnologia para preparar seu atacado.
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