Para reduzir custos em distribuidoras é necessário adotar inúmeras atividades realizadas pela administração da empresa. Muito além de aumentar a lucratividade, pode ser também uma maneira de gerar um diferencial competitivo, afinal, quanto mais exatos os custos, maior o investimento em melhorias.
Nesse sentido, encontrar uma forma eficaz e eficiente de controlar gastos, pode ser através da implementação do sistema de melhoria contínua na gestão. Porém, isso envolve supervisionar os processos de desenvolvimento, produção e venda de produtos, enquanto se tenta moderar as despesas ou mantê-las nos níveis desejados.
Diversos negócios estão buscando reduzir os custos de produção e distribuição de suas mercadorias, bem como otimizar suas despesas no transporte. Veja a seguir como fazer isso em sua empresa!
O que você pode conquistar com estratégias para reduzir custos em distribuidoras?
Muitas distribuidoras deixam de realizar boas práticas de diminuição das contas por acharem que é muito difícil de fazer isso em seu estabelecimento. Mas confira nos pontos abaixo como alguns procedimentos simples podem melhorar a gestão do negócio.
Não se trata apenas de diminuir os gastos, mas também de custos variáveis que muitas vezes poderiam ser cortados com as táticas certas.
Possibilidade de investimentos bem direcionados
Como dizem, tempo é dinheiro. Por isso, para reduzir custos em distribuidoras, é importante acompanhar as atividades que mais ocupam o tempo de seus funcionários.
Uma dica, é usar programas e aplicativos automatizados para controlar quantas horas são gastas em cada área em que se está trabalhando.
Ao utilizá-los, é possível ter uma visão completa das atividades mais rentáveis para sua empresa e, a partir daí, tomar as melhores decisões em relação ao custo-benefício destas atividades.
Além disso, essa técnica lhe permite fazer novos investimentos no negócio de forma centralizada.
Maior competitividade no mercado
Aplicando as estratégias corretas, consegue-se uma boa competitividade no mercado. Por exemplo, com a implementação da automação, alcança-se a integração das tarefas de administração, produção, gestão, controle e operações — ou uma combinação delas — para obter processos mais rápidos e eficientes, o que se traduz em redução de despesas e melhoria na estrutura de custos.
Consequentemente, aumenta o nível de competitividade da sua empresa criando uma posição vantajosa que lhe permite negociar com mais clientes a preços mais convenientes.
Menos desperdícios
Quando uma empresa está desperdiçando capital para manter viva uma linha de negócios ou um produto com baixas taxas de vendas e altos custos de produção ou manutenção, ela comete um erro.
Por essa razão, concentrar-se nos serviços ou produtos que proporcionam maior rentabilidade à empresa, é necessário para economizar tempo e recursos.
Logo, para reduzir custos em distribuidoras, também deve-se ficar atento aos erros cometidos, como não controlar entrada e saída, equipe sem treinamento, além de não apostar na tecnologia, isso pode comprometer o saldo positivo do negócio.
As melhores soluções para reduzir custos em distribuidoras!
Realizar melhorias em sua distribuidora é uma ação obrigatória de todo gestor. Para isso, é necessário começar o quanto antes. Confira como fazer:
Logística e transportes
É fundamental para uma boa otimização da distribuição física pensar em todo o processo: a rede de distribuição, o depósito (incluindo a lógica de picking), a organização da carga, dos percursos (se o transporte for gerido a “full cargas”), a taxa de transporte (considerando todos os custos acessórios) e, por fim, os custos relacionados às atividades de controle de nosso fornecedor.
Só assim conseguiremos obter o máximo de benefícios!
Atente-se ao balanço
Qualquer setor tem períodos de aumento de demanda. Suponha que você opere na indústria de calçados. Certamente em torno dos feriados, seus clientes fazem compras mais importantes, certo?
Sabendo disso, é preciso fazer uma boa gestão de estoque. Ou seja: garanta que não faltem os produtos mais vendidos. Para não perder uma venda que pode trazer grandes benefícios para o negócio.
Com esse planejamento, também é possível negociar antecipadamente com seus fornecedores. Até porque, quando recebem pedidos com urgência, costumam cobrar um preço a mais por essa agilidade na entrega.
Tamanho da equipe
As estratégias de gestão enxuta podem ajudá-lo a melhorar continuamente as áreas de trabalho, uma vez que são introduzidas técnicas de zero defeito ou o design de subsistemas automáticos.
Principalmente, quando se está focado em reduzir ou eliminar todas as tarefas que não agregam valor. Por isso, reavalie a sua equipe e a forma como está organizada.
Invista em um ERP
Um software de gestão permite automatizar e otimizar uma série de processos internos. Por isso, é um grande aliado para reduzir custos em distribuidoras e aumentar a produtividade. Mas por quê?
Esta ferramenta centraliza os dados de gestão. Isso significa que o gestor pode acessar informações desde a matéria-prima até a logística. Com isso, você tem uma visão geral de todos os custos e lucros. Permitindo uma tomada de decisão mais assertiva.
Idealmente, além disso, também oferece análises precisas e mais complexas, tudo de forma automática. Não é necessário exigir que uma pessoa faça isso, reduzindo erros de processos manuais.
Como você viu, a redução de custos pode parecer complicada no início, mas uma vez que essas estratégias são colocadas em prática, torna-se um desafio fácil de alcançar.
Por isso, conte com software da SIG 2000! Ele pode ser o seu grande parceiro para reduzir custos em distribuidoras, proporcionando um sistema de gestão automatizada, com diversas funcionalidades que beneficiam a sua empresa. Por aqui, você pode contar com um software altamente inovador e tecnológico, e assim, otimizar processos e proporcionar a conquista de todos os benefícios citados antes, tudo isso por meio de uma ferramenta qualificada, um sistema em nuvem e contando com total segurança para o seu negócio!