SIG 2000

Diferenças entre armazenamento e backup

Entenda o que é e quais as vantagens de cada solução de armazenamento

Com o avanço da internet pelo mundo e cada vez mais pessoas conectadas, as tecnologias desenvolveram-se consideravelmente. Entre as soluções complementares que facilitam os negócios em diversos segmentos, estão o backup e o armazenamento de dados.

Elas têm o mesmo objetivo: manter a confidencialidade, a disponibilidade e a integridade dos dados, não apenas em casos de ameaças da infraestrutura crítica, mas também para garantir a estabilidade do sistema quando outros problemas ocorrerem.

São muitas as ferramentas de solução de armazenamento que replicam as informações em outros ambientes, salvam e restauram os dados automaticamente. Continue a leitura deste post para entender melhor sobre armazenamento e backup!

Armazenamento

Trata-se de um serviço de guarda de arquivos ideal para compartilhar documentos e editar com facilidade. Pode ser encontrado em duas modalidades: armazenamento local e armazenamento em nuvem.

Armazenamento local: esta modalidade não é indicada para uma grande quantidade de dados, além de ser considerado um método inseguro, porque não garante a disponibilidade dos dados em caso de falhas do hardware, vírus, acidentes, roubo ou vandalismo, por exemplo.

Armazenamento em nuvem: a tecnologia de armazenamento em nuvem permite aos usuários guardar e compartilhar documentos em um só lugar. É eficaz para empresas de praticamente todos os segmentos. Atacadistas e distribuidores, por exemplo, lidam com um alto volume de dados e uma enorme quantidade de clientes.

Além disso, fatores externos também influenciam em suas operações, logo, ter agilidade e segurança em suas atividades é fundamental para atingir os objetivos almejados. Ao optar pelo uso da “tecnologia cloud”, o distribuidor atacadista evita que alguns problemas paralisem a empresa e causem enormes prejuízos.

Backup

Não importa o tamanho do seu negócio ou empreendimento, é fundamental que considerem o backup como ferramenta complementar. Isso porque, se a mídia de armazenamento falhar e os dados forem perdidos, eles podem ser recuperados, sem afetar a continuidade do negócio.

O backup é uma cópia de segurança armazenada pelos provedores de serviços. Alguns provedores garantem backups automáticos e regulares que mantêm várias versões de arquivos e podem ser restaurados sempre que houver necessidade.

Quais as vantagens de escolher armazenamento e backup em nuvem?

Normalmente, os backups são realizados visando garantir a retenção de informações necessária em um único local, com o único propósito de copiar os dados. Conforme a empresa atualiza sua estratégia, foco, produtos e serviços, torna-se necessário também agregar novas funcionalidades e desenvolver suas aplicações. O planejamento de uma rotina de backup é relativamente simples e precisa atender aos requisitos do ponto de recuperação.

Quando o procedimento acontece em “cloud server”, os dados ficam menos suscetíveis à manipulação, aos erros humanos e aos desastres naturais. Outra vantagem é a redução de custos com manutenção de infraestrutura, uma vez que não é necessário contratar profissionais especializados para lidar com a solução e arcar com custos, como energia e métodos de resfriamento para o servidor, por exemplo.

Armazenamento em nuvem da SIG 2000

À medida que os ataques cibernéticos aumentaram, reforça-se a necessidade das empresas em se proteger dos mesmos, independentemente de seu tamanho e capital. A única forma é investir, de forma efetiva, em segurança digital. Não basta possuir um software antivírus e firewalls, é preciso ir além.

Aqui, na SIG 2000, nós fazemos a replicação das informações em outros servidores e em outros países, além de backups diários dos dados, o que garante segurança e certificação da não paralisação dos serviços de nossos parceiros.

Saiba mais sobre as soluções que a SIG 2000 oferece. Clique aqui e fale com um de nossos consultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.