SIG 2000

gestao-industrias-SIG-2000-1

4 coisas que não te contaram sobre a gestão de indústrias

No Brasil, as empresas estão adotando gradativamente soluções tecnológicas para melhorar a sua produção. É por isso que, a gestão de indústrias vem ganhando cada vez mais importância neste setor.

A questão da gestão de indústrias – importante, mas não essencial até alguns anos atrás – tornou-se agora central nas estratégias corporativas, pelo menos para aquelas empresas que querem se manter competitivas, vivas e saudáveis

Vamos entender nesse texto aspectos fundamentais sobre essa questão?

O que é controle de gestão industrial?

O controle de gestão industrial pode ser definido como um processo de coleta, análise e divulgação de informações visando a ótima gestão da empresa e, em particular, das fases de produção.

Em outras palavras, o controle da gestão industrial é uma atividade que permite analisar os recursos econômicos e produtivos, com a intenção de utilizá-los para atingir objetivos operacionais, monitorando constantemente os valores econômicos e gerenciais.

A análise dos desvios dos objetivos pré-estabelecidos favorece a implementação das ações necessárias para recalibrar os objetivos ou as formas de alcançá-los

Tipos de indicadores para gestão da indústria

Existem vários indicadores para gestão de indústrias, dentre eles os principais são:

Indicadores de qualidade

Determina a eficiência e eficácia de um processo interno e serve para gerenciar a rotina do sistema produtivo. 

Também mensura como o produto ou serviço é percebido pelo cliente enquanto mede a capacidade do processo de atender aos requisitos exigidos pelo mercado.

Indicadores de produtividade

Estes estão relacionados à eficiência nos processos e na utilização de recursos (espaço, ferramentas, mão de obra, insumos, meios de transporte, tecnologias, jornada de trabalho, etc) para a geração de produtos e/ou serviços. 

Sendo que, o aumento ou queda da produtividade, sempre vem da forma como os recursos são utilizados.

gestao-industrias-SIG-2000

Qual a importância de investir em gestão de indústrias?

Atualmente, os fabricantes enfrentam muitos desafios em um cenário de negócios altamente competitivo

Alguns desses desafios incluem ambientes de fabricação sustentáveis e cadeias de suprimentos cada vez mais complexas, atendendo aos mais recentes padrões de eficiência energética e competindo com empresas de baixo custo.

Muitos desses motivos levam os fabricantes à automação industrial e à transformação digital de seus processos produtivos. 

Devido em grande parte aos avanços tecnológicos em sistemas de controle analógicos e digitais, microprocessadores, PLCs e vários sensores, a sincronização de várias máquinas e processos independentes para alcançar a verdadeira automação industrial tornou-se mais ágil.

Além disso, veja alguns aspectos que mostram na prática a sua relevância:

Facilidade em organizar e planejar os passos da empresa

Otimizar os recursos econômicos corporativos definindo objetivos concretos e alcançáveis ao nível do mercado deixa a indústria em um papel de destaque.

Menos gastos e mais investimentos através da gestão de indústrias

Avaliar o desempenho da empresa e planejar objetivos operacionais úteis para verificar a eficácia dos recursos e traçar novos resultados a serem alcançados.

Isso tudo, com base nas avaliações realizadas deve ser feito para assim, ter menos gastos e conseguir investir.

Clientes mais satisfeitos 

Quando há uma gestão de indústrias, o processo produtivo funciona melhor e a consequência são clientes mais satisfeitos.

Processos automatizados e qualificados 

Ao implementar um sistema automatizado, o trabalho fica mais seguro ao transferir o trabalhador de um local de participação ativa no processo para uma função de supervisão. 

Máquinas automatizadas conseguem trabalhar em ambientes perigosos e outros ambientes extremos.

Por exemplo, sistemas usam robôs industriais em vez de trabalhadores humanos, especialmente em condições de risco de vida (alta temperatura e condições químicas). 

Desta forma, um sistema de automação industrial evita acidentes e lesões aos trabalhadores.

Quais os riscos de não cuidar dos processos de gestão?

Por fim, entre muitos outros problemas, a falta de gerenciamento de processos dificulta o trabalho em equipe, ressaltando novamente a importância da gestão de indústrias. 

Os clientes podem ficar insatisfeitos e a empresa tem dificuldade em entender o porquê.

Ou então, encontrar dificuldade por não conseguir mensurar e estabelecer indicadores ou pela falta de comunicação entre os setores. 

Se os clientes apresentarem reclamações ao SAC sobre um produto ou porque os processos não estão integrados, a organização não conseguirá detectar com precisão se o problema está na produção, dos insumos e fornecedores, na publicidade, etc.

gestao-industrias-SIG-2000

O que ninguém te conta sobre gestão de indústrias

Empresas fecham todos os dias, muitas vezes sem saber os reais motivos do fracasso. 

Geralmente se pegam hipotetizando causas, sem se perguntar se a empresa realmente fez todo o possível para melhorar o seu desempenho. 

Não conseguem explicar porque não alcançaram os resultados desejados, sem compreender a importância de análises periódicas e recursivas, visando recalibrar objetivos e ações. 

Nesse sentido, a gestão de indústrias pode não estar ocorrendo. Entenda em primeiro lugar quais são alguns desafios da sua implantação:

O custo-benefício é enorme com uma gestão de indústrias

De início, o custo pode assustar gestores, mas o retorno traz consigo bons resultados para a indústria, pois é capaz de conduzir aos resultados esperados e satisfatórios.

Você conquista uma maior produtividade das suas equipes

Ao conseguir elaborar seus planos de produção, consequentemente há um controle da produtividade, e assim você faz com que sua equipe tenha menos perdas e desperdícios de materiais.

Você não está sozinho

Com ajuda de um software, uma ferramenta automatiza tudo, fica bem mais fácil realizar todas as tarefas. É mais fácil gerenciar equipes, pois você ganha tempo e ainda reduz custos.

Facilidade de alcançar resultados como nunca

Com toda essa dinâmica de organização, fica muito mais fácil alcançar ótimos resultados. A organização de fluxo de dados aumenta o lucro da empresa.

Como a SIG 2000 pode auxiliar na gestão da sua indústria?

Em primeiro lugar, para começar a implementar o controle de gestão industrial, além de contar com um software sofisticado, é essencial definir objetivos de negócios claros e mensuráveis.

Por isso, conte com as melhores escolhas para a gestão da sua empresa, isso você encontra na SIG 2000. 

Por aqui, você encontra o módulo de Planejamento e Controle de Produção – PCP – uma ferramenta para dinamizar e automatizar o planejamento e controle da sua produção industrial. 

O PCP é fundamental para garantir que a empresa produza da melhor maneira e de acordo com o seu planejamento prévio

Além disso, evita o desperdício, faz o controle de qualidade e agiliza a produção, o que interfere positivamente na qualidade do produto final.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *